SEJA UM FRANQUEADO
event

A FEBRE DO AÇAÍ E SUAS CURIOSIDADES


27/05/2018

O açaí era popularmente conhecido apenas na região amazônica até o início dos anos 2000. A partir daí, foi exportado a outros cantos do Brasil e tornou-se o queridinho daqueles que praticam atividades físicas e levam uma vida mais saudável. 

Você sabia que há diferença entre os hábitos de consumo de açaí entre nativos da Amazônia e do restante do país?

Na Amazônia, utilizar o açaí como alimento é cultural e a maneira mais tradicional de consumir sua polpa é gelado com farinha de mandioca ou de tapioca. Outra forma bastante comum é comer o açaí acompanhado de peixe assado regional ou camarões secos. Lá, a polpa tem o aspecto de um caldo grosso e puro, com aroma e sabor terrosos, e, muitas vezes é consumido dessa forma, sem a adição de qualquer ingrediente para adoçá-lo. 

O hábito de adoçar o açaí foi disseminado quando ele ultrapassou as fronteiras da Amazônia. Quando o alimento chegou a outras regiões brasileiras, ficou conhecido pela mistura com frutas (especialmente a banana), xarope de guaraná, granola, leite em pó, leite condensado, dentre outras combinações. O hábito de consumir a polpa in natura não conquistou muitos adeptos no restante do país. Os hábitos dos consumidores são diferentes nas outras regiões, chegando a combinações criativas e, até mesmo, consideradas exóticas.

Partindo dessa ideia, o Ahçaí pretende fazer diferente. Nós queremos propor ao cliente a experiência rara, fora da Amazônia, em provar a polpa do açaí in natura, degustando o fruto como se estivesse lá! Claro que respeitamos os gostos de cada um e, para aqueles que desejarem, oferecemos também opções para adoçá-lo, além dos cremes de frutas naturais.