SEJA UM FRANQUEADO
event

Estrela brasileira, o Açaí faz muito bem a saúde!


19/09/2018

O nosso clima quente é propício para consumir alimentos gelados e refrescantes como o açaí. Fruto do açaizeiro, é natural da região amazônica mas faz sucesso em todo o território brasileiro e também no exterior.

 

O açaí é uma frutinha pequena e arredondada escura, encontrada em cachos. Ele é normalmente consumido como sucos e polpas congeladas em combinação com outras frutas como morango, banana e grãos de todo tipo.

 

O que faz do açaí uma fruta tão benéfica?

 

Esse pequeno alimento possui vitaminas B e C, sais minerais, ferro, cálcio, potássio, e além disso, é extremamente rico em antocianinas que ajuda na circulação sanguínea. O açaí também possui  propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios sendo um dos alimentos mais completos disponíveis.

 

Porém, o açaí possui grande quantidade de calorias, principalmente se comparado a outras frutas, chegando a ter quase o dobro da média. Por isso, é uma ótima fonte de energia para quem faz exercícios físicos, pois além da grande quantidade de energia ele inibe os efeitos do cansaço, te dando menos sono, ou seja, tomar um açaí antes de ir a academia ou pela manhã é uma ótima opção para se manter disposto.

 

Beba ou coma o açaí, pois faz bem para o coração!

 

Isso mesmo, as propriedades da fruta melhoram o sistema cardiovascular diminuindo ou apenas equilibrando os níveis de colesterol tanto o bom quanto o ruim, prevenindo doenças associadas, como a formação de coágulos, relaxando os vasos e melhorando a circulação.

 

Além disso, consumir regularmente o açaí também:

·                     Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, pois possui os antioxidantes além de eliminar radicais livres;

·                     Fortalecimento do sistema imunológico por sua grande quantidade de vitamina C,ômega 9 e anticitocinas fortalecendo as células;

·                    Melhoria no ciclo intestinal   por ser rico em fibras, além de desintoxicar o organismo;

·                    Combate a anemia por conta da quantidade alta de ferro.

 

 Mas o açaí deve ser consumido apenas como suco ?

 

Primeiro, é interessante conhecer qual é o processo de fabricação do açaí como o conhecemos quando ele chega na nossa mesa. A fruta é amassada, sendo retirada a polpa. Para ficar com a coloração que conhecemos, é adicionada a mistura um corante natural.

 

Mais do que fazer o suco, é possível degustar o sorvete, geleia, doces e até mesmo saborear receitas salgadas com a fruta como acompanhamento de peixe frito, o que é muito comum em estados do Norte do Brasil como Pará e Amapá.

 

Independente da forma de consumo, optar por ter na sua dieta o açaí é se alimentar com uma fruta completa que apresenta muitos benefícios e com um sabor diferenciado que conquistou brasileiros e estrangeiros.