SEJA UM FRANQUEADO
event

A cultura do Açaí e o impacto causado na economia do Brasil


17/10/2018

O Brasil é rico em cultura e sabores diferenciados e o açaí é um dos protagonistas de todo esse sucesso de variedades que o país e outros continentes desfrutam. A fruta que tem coloração roxa e um sabor único possui origem paraense e sua produção é extremamente forte no território, porém outros estados também produzem, tais como: Amazonas, Maranhão, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima

 

O açaí além de ser uma marca brasileira ainda fez muito sucesso para as pessoas que apreciam uma vida saudável e gostam de praticar esportes. Isto se deve ao fato da fruta ser rica em proteínas, minerais, antioxidantes, e possuir um alto percentual de lipídeos e flavonoides, o que resulta no combate ao colesterol alto e da pressão sanguínea, melhora da anemia, fortalecimento do sistema imunológico, nervoso, muscular e cardiovascular.

Consumo e exportação

Como o açaí pode ser consumido?

 

Em algumas regiões como o sudeste e o sul o açaí faz muito sucesso servido gelado, batido com pó de guaraná e acompanhado com frutas, mel e outros produtos. Muitos praticantes de esportes pareciam a receita, já que além de muito saborosa ela repõe as energias e ainda sustenta.

 

Mas você sabia que açaí pode ser consumido em pratos salgados, principalmente na região onde ele é muito tradicional e produzido? No Pará, por exemplo, o açaí é muito consumido em pratos salgados e serve de acompanhamento ou molho em receita que contém peixes, carnes e até mesmo o tradicional bacalhau.

 

Na Amazônia a população consome muito o açaí misturado com farinha de mandioca, peixe assado e camarão.

 

Investimento e recursos para o Brasil

 

O açaí, como já foi citado anteriormente, se tornou um patrimônio cultural entre os brasileiros e gera renda ao país e milhares de empregos pelo território nacional. Só no Pará, local nativo da fruta, a comercialização, plantio e colheita gera mais de 250 mil empregos na região.

 

Pesquisas apontam que só no estado há uma colheita de 1 milhão de toneladas da fruta por anos, o que resulta em R$ 1, 8 bilhão na economia nacional anualmente.

 

Exportação

 

Além do enorme sucesso que a fruta faz no Brasil, a exportação cresce cerca de 15% todos os anos. Estima-se que as terras brasileiras exportam cerca de 6 mil toneladas de açaí para o Japão e Estado Unidos, o que gera cerca de US$ 22,6 milhões todos os anos para a economia nacional.

 

Além dos americanos e japoneses, que são os maiores consumidores do açaí fora do Brasil, países como: França, Israel, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Portugal,  Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Angola, Austrália, Canadá, Chile, China, Cingapura, Emirados Árabes, e Taiwan, também importam a fruta.

Como é possível notar o açaí tem ganhado o mundo e culturas totalmente diferentes, isso se deve ao fato do seu sabor ser incomparável e todos os benefícios que a fruta oferece a saúde. Ficou com vontade de tomar um açaí agora? Conheça uma de nossas lojas e experimente o melhor Ahçai do mundo!