SEJA UM FRANQUEADO
event

Açaí pode prevenir artrite reumatoide ?


16/05/2019

O açaí se tornou objeto de estudos científicos na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A doutoranda Carla Teixeira Silva, realisa pequisa com base na fruta brasileira e seus benefícios, seu foco é na prevenção e evolução da artrite reumatoide.

Na pesquisa, Carla analisou por meio de marcadores (parâmetros que indicam alterações) se o consumo da fruta com alto teor de antioxidantes, apresentava algum reflexo na inflamação e evolução da doença.


A PESQUISA:
A pesquisa foi realizada em camundongos, a opção por trabalhar com roedores se deu pelo fato de a inflamação desenvolvida nas articulações do animal ocorrer de forma similar à dos seres humanos que possuem a doença. Os roedores foram divididos em quatro grupos, dois com a doença e dois sem a doença, sendo o tratamento dividido em uma dieta padrão e outra com 2% de polpa de açaí durante todo o experimento, além da aplicação da solução de salina no 14º dia.


RESULTADO
Carla constatou a capacidade do açaí de promover um aumento na quantidade de células que possuem características de combate à inflamação, as chamadas células reguladoras (linfócitos Treg).

A pesquisadora constatou ainda que, ao consumir o fruto, o animal portador da artrite obteve uma redução da atividade oxidativa, ou seja, houve a minimização da produção de radicais livres provenientes da doença. Além disso, houve alterações nas características sintomáticas da doença, fazendo com que o roedor inflamasse menos e possivelmente tivesse menos dores.

Em resumo, a pesquisa mostrou que, com o consumo diário da polpa do açaí, os animais tiveram uma redução das lesões características da artrite reumatoide e um aumento das células reguladoras do sistema imune.

Fonte: UFOP – UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.